quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Interactividade, o que é?

  • Conceito
   A interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de um utilizador dar instruções ao sistema através de acções que ele efectua nele e nos seus objectos. O sistema pode transformar-se e adaptar-se consoante as acções do utilizador.


  • Características e componentes
   As características e os componentes que compõem a interactividade são:

- A comunicação: Permite uma transmissão reciproca entre o utilizador e o sistema.

- O feedback: Permite a manipulação de objectos do ambiente virtual a partir de estímulos sensoriais emitidos pelo utilizador.

- O controlo e resposta: Permite ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos objectos.

- O tempo de resposta: É o tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre um objecto de um determinado ambiente virtual e a alteração criada no sistema. 

- A adaptabilidade: É a capacidade que o sistema tem de modificar o ambiente virtual conforme as acções do utilizador.


  • Níveis segundo a relação Homem-máquina
   Na relação Homem-máquina existem três níveis de interactividade:

- Reactiva: Neste nível o utilizador não controla totalmente o conteúdo do ambiente virtual. O feedback e a interacção são controlados pelo sistema, ou seja, é o sistema que controla o desenrolar da acção.

- Coactiva: Neste nível o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.                   

- Proactiva: Neste nível o utilizador já controla todas as acções desenvolvidas neste ambiente virtual.


  • Níveis segundo a acção sensorial 
   Os níveis de interactividade classificam-se em elevada, média e baixa:

- Elevada: O utilizador encontra-se num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.

- Média: Apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados, tendo assim um controlo limitado sobre o desenrolar da acção num ambiente virtual.

- Baixa: O utilizador não se sente como uma parte do ambiente virtual, estando apenas alguns dos seus sentidos a ser utilizados.

  • Tipos de interactividade
Existem diferentes tipos de interactividade: linear, de suporte, hierárquica, sobre objectos, reflexiva, de hiperligação, de actualização e construtiva.


  • Como avaliar soluções interactivas
As soluções interactivas de realidade virtual têm que ser avaliadas, nomeadamente nos aspectos relacionados com questões tecnológicas utilizadas, alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação.

Para uma avaliação completa e objectiva analisam-se as seguintes características:

- Funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia;
- Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizador;
- Contributo para a imersão do utilizador;
- Utilização adequada das cores;
- Aspectos visuais;
-Qualidade adequada do som;
-Qualidade da estimulação táctil e da percepção da força;
- Funcionamento e objectivos da simulação;
- Características mais específicas relacionadas com a área ou o domínio em que se insere.


  • O desenho de soluções interactivas 
   O desenho de soluções interactivas deve ser procedido do levantamento de todos os requisitos.

Eis enumerados alguns requisitos a considerar:

- Definição da solução interactiva a desenvolver;
- Caracterização do tipo de imersão pretendido;
- Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;
- Definição da capacidade de percepção dos movimentos do utilizador;
- Avaliação de recursos e capacidades;
- Selecção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;
- Criação e edição de formas geométricas e texturas;
- Descrição da visão estereoscópica;
- Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede;
- Modelo da acção física do sistema.


1 comentário:

  1. mr slots - youtube - videodl.cc
    mr slots. Videoslots.com. A group of slots with big payouts and massive prizes, each with their own big mp3 juice payouts. The first-time player to win the

    ResponderEliminar